terça-feira, 20 de março de 2012

Maracatu Nação - Estrela Dalva



O Maracatu Nação Estrela Dalva foi fundado no dia 18 de janeiro de 1990. Embora Maciel Agripino dos Santos tenha fundado o grupo em 1990, somente em 1993 é que o maracatu saiu às ruas pela primeira vez. A faixa etária dos integrantes desse grupo mostra-se bem homogênea, compondo-se principalmente de adolescentes, do sexo masculino e feminino, provenientes da própria comunidade e também do bairro de Prazeres, divisa de Recife com Jaboatão dos Guararapes. O Maracatu Nação Estrela Dalva possui em seu repertório toadas de domínio público, ou seja, também executadas por outras nações, apresentando apenas pequenas variações, e toadas de autoria dos próprios maracatuzeiros da nação, muitas delas fazendo referência ao próprio maracatu, a sua corte real, aos símbolos, aos lugares e a outros aspectos relacionados a elementos do xangô. A relação que este maracatu mantém com a dimensão sagrada, no xangô, constitui-se por meio da linha jêje-nagô, além da jurema. As calungas do Estrela Dalva chamam-se Anália (representando Oxum) e Julieta (representando Iansã), uma confeccionada em madeira e a outra em porcelana. O grupo tem como símbolo uma estrela, suas cores são azul e branco.





Um comentário:

  1. Bom dia! Eu peguei uma foto aqui na página de vcs pra compor parte de um livro que estou escrevendo sobre a cultura iorubá. Gostaria de saber se vcs podem me ceder a foto, sem eu ter que pagar pelos direitos autorais, pois eu moro em uma comunidade pobre no Rio de Janeiro. Mas é só vcs me falarem a quem pertence a foto que eu dou os créditos direitinho. Foi a penúltima foto que eu peguei para representar o xangô maracatu de Pernambuco. Agradeço de coração se puderem ajudar.
    Att,
    Karol Pinheiro.

    ResponderExcluir