Alfaia/Bombo
Alfaia, bombo,
zabumba, faia ou tambor de corda. Instrumento membranofone de percussão
indireta introduzido nas manifestações musicais pelos colonizadores com a função
de reforçar a condução e da cadência rítmica. A alfaia é um cilindro de
madeira, delimitado em suas extremidades por duas membranas. Essas membranas
são sustentadas por aros de madeira e são feitas de pele de animais.
Caixa/ Tarol
Instrumento de
percussão que reforça a cadência rítmica, antes praticadas unicamente por
idiofones como ganzá, reco-reco, gonguê, mineiro, triângulo etc. Tem a forma de
um cilindro de madeira ou metal, delimitado em suas extremidades por duas
membranas a "pele de batida" e
a "pele de resposta".
Atabaque (ou Tabaque)
Instrumento
que possui pele em apenas uma de suas extremidades. É formado por um tambor
cilíndrico ou ligeiramente cônico, com um dos lados coberto de couro animal,
que pode ser de boi, bode ou sintético. No batuque, tem por função a execução
de solos. Alguns grupos utilizam outros instrumentos que exercem a mesma função
como os elús e os timbales.
Abê
Instrumento
de percussão também conhecido como agbê ou xequerê. Feito de cabaça
grande, seca, cortada em uma das extremidades e envolta por uma rede de "Contas"
(miçangas) que são presas por um barbante de algodão ou nylon. O abê dá
preenchimento sonoro e marcação cadencial.
Mineiro/ Ganzá
Instrumento
com formato de flandre cilíndrico
sem cabo, feito de alumínio, que pertence à família dos chocalhos. O
ganzá tem a função de cadenciar e reforçar o pulso rítmico através de fórmulas
rítmicas recorrentes (que se repetem) a cada tempo do compasso (unidades de
tempo). O ganzá é segurado pelas extremidades e sacudido lateralmente.
Gonguê
Instrumento musical que é formado por uma grande campânula achatada,
unida a uma base de apoio, feito em ferro ou cobre. Seu uso é obrigatório visto
que, no batuque do maracatu, este marca o tempo dos demais instrumentos.
Mestre de
Batuque
O mestre do batuque é o responsável pela condução do
batuque, pelas composições de toadas, execução do repertório, organização de
ensaios, elaboração de frases e idealização do desempenho do grupo. Muitos
mestres dos maracatus nação também são responsáveis pela confecção e reparo de
instrumentos.
Batuqueiro
O batuqueiro com
seu respectivo instrumento tem a responsabilidade de executar as toadas do
grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário