domingo, 5 de agosto de 2012

Bens Inventariados - Ofícios e Modos de Fazer


Alfaia/Bombo

Alfaia, bombo, zabumba, faia ou tambor de corda. Instrumento membranofone de percussão indireta introduzido nas manifestações musicais pelos colonizadores com a função de reforçar a condução e da cadência rítmica. A alfaia é um cilindro de madeira, delimitado em suas extremidades por duas membranas. Essas membranas são sustentadas por aros de madeira e são feitas de pele de animais.

Caixa/ Tarol

Instrumento de percussão que reforça a cadência rítmica, antes praticadas unicamente por idiofones como ganzá, reco-reco, gonguê, mineiro, triângulo etc. Tem a forma de um cilindro de madeira ou metal, delimitado em suas extremidades por duas membranas  a "pele de batida" e a "pele de resposta".

Atabaque (ou Tabaque)

Instrumento que possui pele em apenas uma de suas extremidades. É formado por um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com um dos lados coberto de couro animal, que pode ser de boi, bode ou sintético. No batuque, tem por função a execução de solos. Alguns grupos utilizam outros instrumentos que exercem a mesma função como os elús e os timbales.

 Abê

Instrumento de percussão também conhecido como agbê ou xequerê. Feito de cabaça grande, seca, cortada em uma das extremidades e envolta por uma rede de "Contas" (miçangas) que são presas por um barbante de algodão ou nylon. O abê dá preenchimento sonoro e marcação cadencial.

Mineiro/ Ganzá

Instrumento com formato de flandre cilíndrico sem cabo, feito de alumínio, que pertence à família dos chocalhos. O ganzá tem a função de cadenciar e reforçar o pulso rítmico através de fórmulas rítmicas recorrentes (que se repetem) a cada tempo do compasso (unidades de tempo). O ganzá é segurado pelas extremidades e sacudido lateralmente.

Gonguê

Instrumento musical que é formado por uma grande campânula achatada, unida a uma base de apoio, feito em ferro ou cobre. Seu uso é obrigatório visto que, no batuque do maracatu, este marca o tempo dos demais instrumentos.

Mestre de Batuque

O mestre do batuque é o responsável pela condução do batuque, pelas composições de toadas, execução do repertório, organização de ensaios, elaboração de frases e idealização do desempenho do grupo. Muitos mestres dos maracatus nação também são responsáveis pela confecção e reparo de instrumentos.

Batuqueiro

O batuqueiro com seu respectivo instrumento tem a responsabilidade de executar as toadas do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário