Nesta última sexta-feira foi a vez dos maracatus nação Estrela Brilhante do Recife, Cambinda Estrela e Raízes de Pai Adão ensaiarem com o percussionista Naná Vasconcelos. A rua da Moeda foi tomada por uma mar de batuqueiros!
Neste ensaio pudemos presenciar um acontecimento inusitado entre os maracatus nação. Uma homenagem foi prestada ao Mestre Walter, do Estrela Brilhante, por todos os batuqueiros presentes. E todos tocaram e cantaram sob o comando dele. Por que isso é inusitado? Por que já faz parte da tradição dos maracatus pontuar o relacionamento entre os grupos por uma eterna rivalidade e disputa... como se a disputa na passarela tivesse que marcar todos os espaços de convívio dos maracatuzeiros e maracatuzeiras.
Desde que a AMANPE foi fundada, em 2009, segundo mestre Ivaldo que é seu presidente, as coisas têm mudado. É objetivo da AMANPE contribuir para que os maractus nação possam encontrar formas de trabalhar em comum, para que conquistas que beneficiem a todos possam ser pensadas e construídas. Nesse sentido, a homenagem, além de ser muito justa, também visou construir estes outros sentidos. Que os maracatus nação possam celebrar sua diversidade e respeitar as diferenças!
Mestre Walter cantando com todos os maracatus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário